Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

NEWSLETTER PATRONATO ITAL UIL BRASIL

JUNHO - 2021
Facebook Patronato Ital UILPatronato Ital UILPatronato Ital UIL

Uma grande comunidade que merece atenção e respeito

Fabio PortaA comunidade italiana do Brasil é a maior do mundo graças aos mais de 30 milhões de ítalo-brasileiros que vivem no maior país da América do Sul. É um dado ao qual deveria corresponder, como frequentemente defendemos nesta coluna, um adequado e proporcional empenho por parte das instituições italianas, garantindo serviços consulares capilares e eficientes.

Trata-se também de uma grande responsabilidade para o sistema de representação democrática de tal comunidade: os Comites, o Conselho Geral dos Italianos no Exterior e representantes eleitos para o Parlamento. Uma representação, sobretudo aquela presente na Câmara dos Deputados, que deveria honrar o mandato recebido dos eleitores com um empenho proporcional à grandeza e à história dessa importante comunidade. Infelizmente, os dados publicados periodicamente por "Openpolis", a plataforma digital que monitora presenças e produtividade dos eleitos no Parlamento, nos dizem que entre os 15 deputados mais ausentes (todos, para deixar claro, presentes em menos da metade das sessões com votação) estão todos os quatro eleitos em nosso colégio, da área da América do Sul; e entre eles, infelizmente, os dois eleitos que residem no Brasil.

Exatamente no correr destes meses, o Parlamento está discutindo e aprovando importantes medidas relativas à pandemia e à administração dos ingentes recursos europeus para o revigoramento da Itália nos próximos anos; normas e financiamentos que deveriam se referir também ao relacionamento da Itália com suas comunidades no mundo... Saiba Mais > > >

Informação, música e cultura aos italianos na América do Sul

Há já algumas semanas a grande comunidade dos italianos e seus descendentes no Brasil e na América do Sul pode contar com um novo instrumento de informação, com o uso da internet, que nasce com a ambição de envolver um público de cerca de 80 milhões de pessoas, tantos são os 'itálicos' em todo o continente sulamericano.

A nova webradio está acessível neste site e é o resultado de um acordo entre duas associações italianas, a Proter, de Mar del Plata (Argentina) e a Associação Anita e Giuseppe Garibaldi, do Rio de Janeiro (Brasil). Logo outras associações, entre as quais a UIM do Brasil, deverão se unir a essas duas entidades para garantir à webradio novos conteúdos ao lado de uma rede sempre grande de contatos em toda a América do Sul.

Os conteúdos jornalísticos serão transmitidos nas línguas italiana, portuguesa e espanhola, utilizando modernos sistemas de legendas, enquanto a parte musical será caracterizada por um mix equilibrado entre artistas italianos e sulamericanos. A webradio vai operar graças a uma multiplataforma simultânea envolvendo Facebook, Instagram, Youtube e demais mídias... Saiba Mais > > >

Campanha Redest 2021

Dentre as principais tarefas dos institutos de 'patronato' italianos no mundo está aquela de ajudar o INPS (Instituto de Previdência Social italiano) na verificação das condições (principalmente relativas à renda) das pessoas que, no exterior, recebem uma aposentadoria italiana. É um trabalho importante e delicado que o 'patronato' ITAL-UIL desenvolve no Brasil e no mundo há anos com extrema seriedade e competência graças, também, à sua ampla rede de escritórios existentes em todo o País - a maior e mais extensa.

No dia 11 de maio último teve início a "Campanha Redest 2021", relativa ao ano base de 2020, para a informação de renda dos aposentados italianos residentes no exterior.

O procedimento realizado pela internet, à disposição dos 'patronatos', permitirá a transmissão dos documentos para fins de declaração de rendas aos que recebem benefícios ligados à renda.

Os formulários devem ser transmitidos eletronicamente ao INPS, na Itália, e os escritórios do 'patronato' ITAL-UIL estão prontos a prestar assistência gratuita no preenchimento e no consequente envio on-line dos formulários exigidos. Através desse serviço, as declarações serão transmitidas em tempo real, de forma rápida e pontual, para todos os aposentados que procurarem nossos escritórios... Saiba Mais > > >